Tuesday, April 9, 2013

Carte de Résident Permanent





Senhores,
Hoje chegou o Cartão de Residente Permanente. Fiquei muito feliz, além de ser o primeiro documento oficial do Canadá (lembrando que o NAS, é recomendado que você não ande com ele) eu não precisarei mais andar com o Passaporte como documento oficial e guardei a minha Carteira de Motorista do Brasil. Mesmo por que ainda não tenho uma data para comprar carro e nem para dirigir.
Estou curtindo muito a cidade, andando de ônibus mesmo por que, como já disse anteriormente é muito confortável.
Mas, voltando ao Cartão, fiquei muito feliz por estar me tornando cada dia mais canadense.
A principal função dele é que, quando for viajar para fora e retornar, ele é o documento para entrada no país. Mesmo por que, ele tem validade de 5 anos (e depois pode ser renovado ou, se preferir, pode-se dar a entrada no processo de nacionalidade).
Quanto a estética dele, é de plástico, com vários detalhes holográficos, possui sua foto e, assim como o dinheiro daqui, tem uma parte plástica transparente que fica impressa a sua foto.
Completamente diferente de qualquer documento do Brasil principalmente se compararmos com a identidade (RG) brasileira.
O tempo de recebimento do cartão, foi de exatas 4 semanas, menos tempo que o que foi dito pelo agente de imigração quando fiz o landing.
Agora, fico no aguardo do RAMQ…
Muito bom receber esse documento, isso só mostra que, aos poucos, vou cortando o cortão umbilical com o Brasil (se é que isso é possivel).
Abraços,

Saturday, April 6, 2013

O preço dos sonhos.

Senhores,

Depois de alguns dias sem escrever nada no Blog, hoje realmente tirei esse post para falar do sonho de imigrar.

Sim, claro que todos queremos ir para um lugar melhor, ter uma qualidade melhor de vida, enfim, queremos progredir não somente financeiramente mas, principalmente como seres humanos.

Mas, isso tudo tem um preço… e pode ter certeza, esse preço pode ser alto. No meu caso, está alto por causa da distância da minha esposa. Vale lembrar que, desde o primeiro dia que a vi, não ficamos separados (salvo uma vez, que fui trabalhar num outro Estado e fiquei duas semanas fora) e acabo sentindo a falta de sua companhia.

Descobrir uma cidade, ou melhor, um país novo sozinho é bom mas, deixando pessoas queridas e amigos é muito mais complicado.

Quanto a coisas, não sinto tanto, por que, com a digitalização de tudo, praticamente, trouxe minha Discoteca de mais de 38.000 músicas dentro de um pequeno HDD. Assim como fotos, filmes com amigos, livros, e filmes. Assim como aqueles shows únicos que só a gente tem.

Certo, isso foi resolvido.

E as outras coisas? Ou melhor e as pessoas? E os hábitos?

Um exemplo (meu é claro), é que eu tinha algumas coisas bobas (que até então nem me dava conta), como nas tardes de domingo, me reunir, de vez em quando com aqueles amigos de infância para assistir jogos de futebol num “frango frito”, beber cerveja, dar risadas e conversar. Ou, naquele final de semana, tirar a tarde com a esposa para assistir filmes no cinema predileto, almoçar com ela e ter um “grand finale” numa cafeteria que tanto gostávamos?

De repente a chave vira, você se encontra sozinho numa terra nova, uma outra língua, outra moeda, outra comida, e longe de todos… E aqueles passatempos que não tinha muito valor, ou melhor, que não conseguia sentir a importância por ser tão corriqueiro, que nem avaliava…

Pois é… Imigrar não é para fracos não… Já acordei por diversas vezes no meio da noite, lembrando de situações simples, da conversa jogada fora… e de todas as pessoas importantes de nossas vidas!

Ah…Brasil… se não fossem tão desleal, tão desigual, e o mínimo voltasse para você de seus impostos pagos. Se realmente houvesse progresso, ah… se não fosse tão violento, ah… se não fosse tão sujo, ah… se não tivesse tanto trânsito…

Lembro muito bem de um casal muito legal que conhecemos nos cursos de francês, que ela dizia : “Gostaria muito de imigrar e levar todos os amigos para lá”. Pois é… seria legal mas, e o frango? E o jogo de futebol?

Imigrar é isso, correr atrás dos sonhos, fazer o melhor para a família, é prosperar mas, sempre terá um preço a pagar.

E você que pretende imigrar, tem de ter isso em mente. Saudade sempre vai existir mas, tento sempre lembrar o por que que estou aqui, e lembrar do motivo pelo qual eu imigrei. Tendo isso em mente, a vida fica mais suave…

Abraços a todos os imigrantes.

A bientôt.