Friday, December 31, 2010

Feliz 2011!

Canada

À todos  Amigos,

Dizer que 2010 foi um dos melhores anos de nossas vidas, acho que todo mundo sabe…

Gostaríamos de dizer que todos vocês que acompanharam nossa saga, nosso esforço, aprendizagem de francês, e muita dedicação em vista do nosso sonho foi fundamental para nosso êxito.

Cada palavra de conforto, cada incentivo, cada livro emprestado, cada filme, cada gesto foi fundamental para nossa caminhada.

E tudo isso foi coroado no dia 1 de dezembro com nosso êxito no CSQ.

ChampagneMas, isso foi só o começo… 2011 promete ser um dos melhores anos de nossas vidas. Com a finalização do processo, o landing e uma nova vida em um novo país.

Isso não quer dizer que será mais fácil mas, com a meta na nossa vida e com Deus abençoando nossos passos, nós conseguiremos realizar este sonho.

Aproveito também para desejar a todos o melhor ano de suas vidas, que o caminho seja iluminado, abençoado e com muitas felicidades.

Desejo que todos os sonhos e metas sejam realizados com muita saúde paz e alegria.

Um ótimo 2011 para todos.

Sandro e Valéria.

Wednesday, December 1, 2010

A Entrevista!!!

image

Senhores,

Já vou avisando… este post vai ser longo… descrever a entrevista leva um tempo:

Pois bem, acordamos por volta das seis da matina… (a entrevista é as 10:30hs). Nos preparamos e fizemos o seguinte esquema… a gente saiu as 8:11 da manhã, chegamos as 9:15hs no prédio do Escritório de Quebec.

Para não ficarmos ansiosos… fomos tomar um café no outro lado da rua. Ficamos sentados… toimagemamos café. Resolvemos subir (escritório fica no 15o. andar) às 10:00hs para não ficarmos na ansiedade e consumir mais um pouco nossos neurônios.

Passamos pela recepção do prédio, pegamos os crachás e subimos! Na recepção, uma mocinha simpática confirmou a entrevista, o horário e falou que a entrevistadora seria a… Soraia Tandel! 

Minha esposa  se sentiu completamente confortável e eu não… Acho que foi por ler tantos relatos do sr. LeBlanc, fiquei um pouco decepcionado, achando que ele somente iria nos aprovar. Ao entrar na recepção, demos de cara com o sr. Gilles (aquele da palestra)… muito simpático, deu bom dia, falou para ficarmos a vontade, indicou onde havia água e onde era o banheiro… e mais umas quatro frases que não entendi PATAVINAS!

Bem… toda a calma do dia se foi quando eu sentei no sofá da sala de espera. No Plasma, passava um festival de música do Quebec com um cantor que, segundo minha esposa, parecia com o Britto Júnior da fazenda (heheheheh).

Imaginem a mimageeia hora mais longa de toda história da minha vida!!! As 10:20 mais ou menos, a Soraia Tandel chegou, passou pela gente, deu bom dia e entrou para a sala… Imaginem um homem de 1,90m em estado de PÂNICO mudo!!!! Esse era eu!!!!

Alguns minutos depois, como estávamos sentados nas poltronas de couro, eu virei para a minha esposa e disse: olha aqui! E levantei a mão do encosto da poltrona e uma marca de suor no formato exato da minha mão ficara no braço da poltrona.

Respirei bem fundo. Uma pessoa saiu e voltou… outra e mais outra. Soraia saiu… ela foi até o bebedouro com um copinho de plástico na mão e disse: “Bonjour… M. Sandrô! Mon Nom es Soraia Tandel.” E continuou… (vou colocar em português mesmo). Vou fazer a entrevista com vocês, podem me acompanhar…

Aí danou-se tudo!!! Só consegui dizer… Enchanter! Oui… Merci… e entramos junto com ela. Lá dentro, ela falou que havia lido nosso dossiê e me perguntou qual era minha profissão…

Adivinhem: FIQUEI COMPLETAMENTE MUDO. Pareceu que os seis meses de francês tinham sido apagados da minha memória. Minha esposa me olhou… na minha cabeça vieram palavras em português, espanhol e inglês… mas, a MERDA do francês, nada…

Só consegui dizer : “Perdon, Je suis très nerveux!!!” e pensei : TABARNAK!

A Soraia foi extremamente cortês e disse: “Fique calmo… é apenas uma conversa…” CONVERSA O KARAI… eu pensei… o futuro da minha família está em jogo… Meus futuros filhos dependem disso. Ai ela pediu a comprovação de Estudos. Abri minha pasta, a Val abriu a dela, pegamos o meu diploma, a declaração de curso e histórico… (nota: a Val só estava com a declaração e o histórico) ela deu uma olhada por cima…

Pediu nossos passaportes e viu que a cópia que ela possuia era outra (dos passaportes antigos) , perguntei se havia algum problema e ela disse que não. Então pediu a comprovação do meu trabalho… peguei e abri a carteira de trabalho ( que tem 4 anos de comprovação) ai peguei meu talão de notas e o contrato de um ano de trabalho que tive e ela disse que não precisava.

imageAi ela perguntou, por que queria imigrar para o Quebec, e para qual cidade que queria imigrar…

Depois da mudez inicial, o discurso saiu bem bonitinho e disse que pretendiamos ir para a Ville de Quebec e segunda opção seria Montreal. Então ela pediu a comprovação do Francês e brincou: … Escolheu a Ville de Quebec por causa da sua professora? Não entendi a pergunta  e ela falou… A sua professora, a Catherine, ela não é de lá? e riu.. Então rimos também e eu falei… não… foi pela infra estrutura. Fez mais umas duas perguntas sobre meu trabalho e qual era meu plano para migrar. Eu expliquei somente o plano A. E ela me perguntou se conhecia como estava o mercado para a minha área no Quebec, Na hora, a Val, minha excelentíssima esposa, puxou o calhamaço de papéis da minha pesquisa. A Soraia olhou somente a primeira e segunda página! Quando fui explicar, ela disse… todas as principais cidades  tem boa demanda para sua área.

Então, virou-se para a minha esposa e perguntou a formação dela e como era seu dia-a-dia… Ela respondeu bem bonitinho, a Soraia ainda fez uma gracinha as duas riram.

Aí ela virou-se para mim…

Imaginem a cena… eu me armei até o meu útimo dente do ciso! (rs) Segurei a pasta, já na intenção de sacar as minhas provas de certificação e com um discurso lindo sobre minha profissão.

Quando fui abrir a boca… ela disse :

FELICITATIONS!!!!

E começou a imprimir o CSQ e os documentos. Eu e a Val nos entreolhamos bem pouco pois, sabíamos que se nos olhássemos direto a gente ia chorar na frente da Soraia. Ai ela nos mostrou os guias de Quebec sobre cultura e igualdade… nos deu uns livros  mas, não me perguntem o que ela disse… depois do FELICITATIONS eu nem estava mais ali!!!

image

Ela se levantou e foi tirar cópias dos nossos passaportes. Eu olhei para a Val e vi seus olhos cheios de lágrimas. Voltei para a minha posição original para não passar vergonha!!! A minha vontade era gritar aos sete cantos. Acho que a sensação deve ser a mesma que um atacante de futebol ao fazer o gol da vitória no final do campeonato.

Ela voltou, explicou tudo do CSQ, prazos, etc… Meus ouvidos, ouviam pinceladas do que ela disse.

Nos levantamos, nos despedimos…(juro que a vontade era dar um abração gigante nela). Atravessamos a sala de espera, saimos da recepção fechamos a porta e chegamos no hall dos elevadores e minha esposa me deu o melhor abraço do mundo. Choramos como crianças. Chegamos na recepção do prédio e começamos a fazer milhares de telefonemas, para todos… Choramos mais um pouquinho e voltamos para casa.

Resumo: Fui entrevistado por uma pessoa iluminada… tranquila! A Entrevista durou pouco mais de 40 minutos, ela ficou verificando mais os documentos que conversando comigo. O que percebi, foi que ela ja tinha lido e conhecia bem o nosso dossiê. A entrevista foi tranquila, bem mais um bate-papo que uma entrevista de trabalho.

Estamos muito mas, muito felizes… já estamos montando o federal e na próxima semana, o encaminharemos.

image

Gostaria de deixar uma mensagem a todos: – Não desistam… Corram atrás do que acreditam. Muitos falam que imigrar é dificil e que o francês é chato mas, se esse é o preço, eu pagaria todos os centavos (rs) por isso.

Nossa vida mudou completamente…  As coisas agora não nos estressamos tanto… estamos realmente felizes. É uma sensação indiscritível!!!

Abraços.

 

Sandro Souza e Valéria Cordeiro.