Wednesday, June 20, 2012

Telefonema Mágico…

 

Senhores,

Ainda na sessão, aguardando muito…

No dia 19-06-2012, aflito com o tempo de espera e meio desanimado, resolvi entrar em contato por telefone. Mais uma tentativa…

Bem, quase nunca eles atendem o telefone mas, como dei uma pesquisada em outros blogs, vi que algumas pessoas estavam tendo sucesso, então resolvi entrar em contato com eles.

E não é que deu certo?

Liguei para o consulado (11) 5509-4343 e disquei o ramal 3401. Quando surpreendentemente, uma moça chamada Bruna, atendeu…

Iuuuupppiiiii!!!!!! Pensei por um milésimo de segundo.

Ai expliquei tudo, que meu processo era de janeiro de 2011 e gostaria de saber se não há alguma coisa errada.

Ela falou que não e me adiantou que os processos estão organizados por lote e que meu lote é o de número 3. E eles estão ainda avaliando o lote 1.

Bem… entendi a coisa mas, no que isso tem a ver com o tempo?

Ela me disse que estão fazendo uma grande força-tarefa para adiantar o mais rápido possível os processos mas, não poderia me dar uma data por que a demanda por vistos de turismo aumentou significativamente e a mesma equipe que toma conta da liberação dos vistos de turismo é a mesma que cuida dos vistos de Imigração Permanente…

Ou seja, nada definido… dependemos da demanda de vistos de turismo e como percebi, o turista tem prioridade por que tem prazo e o povo ta indo pra gastar.

Ai ai ai… tudo dito… mas, nada acertado!

Vamos esperar de novo…

Notícias do Consulado…

Senhores,

Depois de tanto cansar de esperar resolvemos tomar algumas atitudes (eu e minha amada) e fui no Consulado do Canadá no último dia 11-06-2012.

Tudo muito tranquilo. Cheguei por volta das 8:40 da manhã e tomei um chazinho de cadeira até as 9:30.

Com a carta de recebimento do consulado, me dirigi até o 16o. andar, onde fica o consulado.

Deixei chaves, celular e outras coisas no armarinho deles, passei pela porta de vidro e fui até o guichê no. 3, onde estava a famosa Maura.

Aí então o diálogo foi mais ou menos esse…

- Bom dia… Sra. Maura?

- Sim, sou eu, em que posso ajudá-lo?

- Eu tenho um processo de imigração, pelo Quebec, e já entreguei a documentação da etapa federal em janeiro do ano passado, acredito que tenha extraviado a documentação para retirada dos exames.

- Ah não… Você é de janeiro né? Provavelmente você ainda não recebeu mesmo… deixe-me verificar.

Ela se virou, puxou os dados em um computador com a tela em vertical e disse:

- Pode confirmar o seu nome completo e data de nascimento?

Confirmei com ela, ela pegou a minha carta, escreveu o código do acesso ao E-CAS (mal ela sabe que vemos todos os dias) e completou..

- Estamos verificando os processos do seu mês… Provavelmente receberá alguma coisa até o final do mês…

- Nossa… aconteceu alguma coisa?

- Tivemos mudança do sistema e estamos com uma alta demanda de solicitações de visto para turismo. Peço desculpas pela demora.

- Ok, sem problemas…E se eu não receber?

- Você pode voltar!

- Ok… obrigado. E fui embora…

Bem… lições aprendidas:

1) Como moro perto do consulado, é melhor resolver tudo pessoalmente. Desta maneira não fico com pulga atrás da orelha quando mando meus emails e ninguém responde.

2) O prazo escrito na cartinha virou história…

3) O negócio, mais uma vez, é esperar… e vamos que vamos…

Pode não ter ajudado muito mas, confesso que fiquei mais tranquilo depois de saber que tem alguém analisando os processos.

Vamos que vamos…

Wednesday, June 6, 2012

Voltando à ativa

 

Senhores,

Sei que nosso último post aconteceu em outubro mas, devido a problemas de ordem pessoal me afastei um pouco da blogosfera mas, prometo voltar à ativa.

Ainda estamos no Brasil. Primeiro que a Missão do Quebec não foi bem sucedida para mim. Meu francês ainda não estava dos melhores. A vaga exigia o francês fluente. Bem… não sei como avaliam um francês fluente de alguém que vem de um país não-francófono.

Mas, como sou brasileiro e não desisto nunca, estou com meus curriculums atualizados e já enviei alguns deles para a missão de Bruxelas e Paris que já está acontecendo na Europa, neste mês de junho.

Ainda em Dezembro, nosso processo começou a constar no E-Cas. E de lá pra cá, simplesmente a agonia tomou conta dos nossos seres (rs).

Para nos auxiliar na chegada, e para não termos um grande choque cultural, contratamos a Cap’Ideal. Uma empresa que auxilia os imigrantes com vários serviços para facilitar nossa adaptação. Claro que, vou detalhar o serviços deles nos próximos posts.

Estamos entrando no 17o. Mês, do processo federal, nossos nomes continuam como Processo recebido no E-Cas, e ainda não recebemos o famoso combo.

Bem, por enquanto é isso…

Pelo menos uma vez por semana, vou colocar um post a respeito de nossas aventuras para irmos para Quebec…

Bonjour… et Merci!

Sandro Souza