Tuesday, April 9, 2013

Carte de Résident Permanent





Senhores,
Hoje chegou o Cartão de Residente Permanente. Fiquei muito feliz, além de ser o primeiro documento oficial do Canadá (lembrando que o NAS, é recomendado que você não ande com ele) eu não precisarei mais andar com o Passaporte como documento oficial e guardei a minha Carteira de Motorista do Brasil. Mesmo por que ainda não tenho uma data para comprar carro e nem para dirigir.
Estou curtindo muito a cidade, andando de ônibus mesmo por que, como já disse anteriormente é muito confortável.
Mas, voltando ao Cartão, fiquei muito feliz por estar me tornando cada dia mais canadense.
A principal função dele é que, quando for viajar para fora e retornar, ele é o documento para entrada no país. Mesmo por que, ele tem validade de 5 anos (e depois pode ser renovado ou, se preferir, pode-se dar a entrada no processo de nacionalidade).
Quanto a estética dele, é de plástico, com vários detalhes holográficos, possui sua foto e, assim como o dinheiro daqui, tem uma parte plástica transparente que fica impressa a sua foto.
Completamente diferente de qualquer documento do Brasil principalmente se compararmos com a identidade (RG) brasileira.
O tempo de recebimento do cartão, foi de exatas 4 semanas, menos tempo que o que foi dito pelo agente de imigração quando fiz o landing.
Agora, fico no aguardo do RAMQ…
Muito bom receber esse documento, isso só mostra que, aos poucos, vou cortando o cortão umbilical com o Brasil (se é que isso é possivel).
Abraços,

4 comments:

  1. Ai, que legal! ^^
    Mas demora pra chegar, né? Rsrsrs...
    Abraços e gosto muito das informações que você posta no seu blog.
    Lidia.

    ReplyDelete
  2. adoro minha cartinha vencida de RP :-)

    (aguardando a cidadania, entao adoro mesmo!)

    ReplyDelete
  3. Pelo terceiro ano consecutivo, o Québec International organiza uma missão de seleção de pessoal no Brasil. Nesta edição, temos mais de 50 vagas nas áreas de TI e usinagem.

    Como participar?
    Primeiramente, o candidato deverá consultar os empregos disponíveis (https://secure.manitou-psa.com/pages/qint/categorie-offres-demploi.html). Caso esteja no perfil, deverá enviar o currículo em francês. As vagas disponíveis também foram disponibilizadas em português, em arquivo pdf (no perfil da vaga, clique em “Description du poste en portugais”).
    Caso tenha o currículo pré-selecionado, o candidato será convidado a fazer uma avaliação do nível de francês. Os candidatos aprovados serão convidados a participar de uma entrevista on-line* de 9 a 13 de setembro de 2013 com os gestores das empresas da região de Québec.
    *É de responsabilidade do candidato providenciar o acesso a um computador com o software Skype instalado para o dia da entrevista.

    As candidaturas serão recebidas até o dia 22 de agosto, então fique ligado e aproveite o tempo para aperfeiçoar o francês!

    Para mais informações sobre a missão acesse o Portal Québec na Cabeça: http://www.quebecnacabeca.com/missoesbrasil

    Para saber mais novidades, fique conectado as nossas redes sociais :
    https://www.facebook.com/quebecentete
    https://twitter.com/quebecentete

    ReplyDelete
  4. Oi! Gostaríamos de saber mais. Conte a sua experiência. Se der entre em contato com a gente! Estamos indo em 2016 para Vancouver ou Toronto. Queremos ouvir mais pessoas que estão aí...

    blog Olá Canadá!
    Abraços,
    Dan e Jo

    ReplyDelete