Friday, March 22, 2013

NAS–Numéro D’Assurance Sociale

Senhores,

Um dia depois, fui fazer o NAS, que é uma espécie de CPF daqui, sem ele, você não consegue fazer nada. Não consegue financiamento, trabalho, nem mesmo uma conta de telefone.

Mais uma vez, A Cap’Ideal me ajudou nisso, eu recebi um email com os destinos e percursos de ônibus para encontrar o posto governamental para fazer e a mais próxima de mim, fica no seguinte endereço:

3229 Chemin des Quatre Bourgeois, Québec, QC

Para ir para o local indicado, da onde moro, é necessário pegar o Metrobus 800.

Aí lá vamos nós, acordei bem cedo e me dirigi até a Université Laval. Lá cheguei e com meu iphone 3GS havia anotado os endereços, e pedi informação para uma senhora, que me ajudou prontamente e com muita educação (aliás, cortesia é uma característica natal dos Quebecois), ela me orientou e descobri que estava no ponto de ônibus correto.

Peguei informações com o motorista e ele, muito educado me explicou onde era e não só isso, quando chegamos, ele me avisou que aquele era o ponto.

O sistema de transporte na Ville de Québec é extremamente bom e eficiente. Mas, vou falar disso em outro post.

Ao chegar no órgão público que emite o NAS, pode-se falar inglês se necessário, pois é orgão nacional, agora, nos órgãos provinciais, fala-se somente o francês. Existem placas indicando isso.

Para fazer o NAS, é necessário levar o passaporte com a carta de Confirmação de Residência Permanente, e o comprovante de residência, o “bail” serve. Bail é o contrato de locação do seu imóvel.

A repartição pública é extremamente bem conservada, limpa, as pessoas são de uma extrema educação e cordialidade (Parece um país que eu conheço que coloca placas que, ofender um funcionário público é crime, imagina o nível das pessoas que te atendem nesse país).

Ao fazer o NAS, vc não sai de lá com o documento mas, sai com o número e com esse número você já pode utilizar para comprar seu telefone, abrir conta bancária e tirar o restante da documentação.

Então, o NAS deve ser o primeiro documento a se tirar aqui.

O número do NAS é pessoal e com ele é possível ver seu histórico de crédito e informações financeiras. Todos os orgãos e até na carta fala que não devemos ficar andando com o cartão, pois a informação é sigilosa e somente deve ser informada em caso de financiamentos e outros serviços como o telefone, por exemplo.

Até logo.

No comments:

Post a Comment