Tuesday, March 19, 2013

Chegou a hora: O Landing…

Amigos,

Preparem-se pois o post é longo!

E finalmente, chegou a hora… Depois de mais de 2 anos de esperas e planos, finalmente estava pronto (ou não?!?!?!) para ir para nossa nova terra. Bem, por causa da cirurgia, infelizmente, a Valéria não ia. Além de ficar bem chateado, não havia me preparado para fazer essa viagem sozinho. Mas, não tinha jeito, iria viajar sozinho mesmo e desbravar o novo país sozinho.

Fomos todos para o Aeroporto… Eu, sogros, cunhados e cunhadas, Dois carros lotados de gente legal que amo muito… Despedidas nunca são legais então vou pular logo essa parte.

Embarquei direto para o Canadá (Toronto) no voo AC0091 às 21:30. Um voo lotadaço até a tampa (rsrs) e fiquei no meio da fileira do canto… Mas, no geral o voo foi tranquilo. Claro que quase não dormi! Assisti filmes, li livros, ouvi música e mesmo assim, não consegui dormir. Ah. Não esqueçam da canetinha para preencher o cartão de entrada no país.

O dia foi amanhecendo quando cheguei em Toronto. Ao contrário dos mitos, Você passa pela imigração antes de retirar as malas! Peguei uma “pequena” fila na imigração… A fila era longa mas, os guichês com os oficiais foram abrindo logo e a fila foi andando logo.

Passei pela agente, a “canadense” mais “chinesa” que já vi na minha vida! Muito simpática, me deu um Good Morning com sorriso, aí fez aquelas famosas perguntas de praxe, se estava levando alimentos perecíveis, se estava levando alcool, se havia comprado algo no free shop. Falei que não (pois não estava levando mesmo), Ela me perguntou se eu iria sair depois ou se estava indo pra ficar, pra fazer o landing. Eu disse sim… Aí vieram mais perguntas, se estava trazendo alguma mobília, se o dinheiro no meu bolso era maior que $ 5000 em cash. Eu disse não, ela anotou um monte de coisas no meu cartão de entrada e no papel do visto. Quando pensei que tinha terminado, ela disse: “Senhor, por favor, siga para o próximo guichê a direita”.

Ai,ai,ai… pensei que já seria liberado mas, não… Fui para outra fila, bem menor que a anterior mas, muito mais demorada. Pelo que entendi, essa fila foi pro pessoal que iria ficar mais de 3 meses no Canadá, seja por intercâmbio ou para imigrar mesmo. Logo fui chamado por um senhor, muito simpático e educado, que pegou minha documentação, desta vez o passaporte junto com o Papel de confirmação de Residência Permanente.

Dica 1: Guardem esse papel como se fossem sua vida, ele é fundamental para tirar os outros documentos e para outras coisas que falarei mais tarde.

Ele fez diversas anotações no meu papel de imigração e vieram as perguntas. Você já tem endereço canadense que vai ficar mais de alguns meses. Disse sim, pois antes de viajar, já havia fechado um studio para morar 4 meses com ajuda da Cap’Ideal. Ele falou que era muito bom por que era para esse endereço que iria mandar o cartão de RP. Mostrei o “Bail”, Ele anotou o endereço no papel de Confirmação de Residência Permanente. E isso leva algumas semana, cerca de 6 semanas. Depois me perguntou quanto estava trazendo de dinheiro. Eu falei que era mais de $ 1.500 em cash, e perguntei se ele queria ver, ele falou que não, e mostrei o extrato da conta bancária para ele. Ele anotou, e depois me perguntou se era casado, eu disse que sim mas, que minha esposa viria depois. Ele agradeceu carimbou os papéis e o passaporte e depois me disse : “Welcome to Canada”.

Eu respirei aliviado, peguei todos os papéis e entrei para pegar minha bagagem que, estava intacta na esteira do aeroporto.

Peguei um carrinho, detalhe, para “usar” o carrinho, paga-se $ 2,00 mas, a máquina aceita também notas de $ 5. Eu já tinha algumas moedas de dólar canadense que minha esposa me deu, e foi de grande valia. Só quando vc tem duas malas cheias mais uma de mão e ainda uma mochila de documentos pessoais, sabe como um carrinho ajuda.

Dica 2: A cota da Air Canada, permite duas malas de até 32kg cada uma, uma bagagem de mão de 10kg e uma de artigos pessoais de 10kg também. Isso ajuda bastante, então sugiro aos senhores colocarem uma "troca” de roupa na bagagem de mão pois, se houver problema de extravio de bagagem, não precisam ficar tão desesperado.  No meu caso, coloquei todos os meus eletronicos (ipod, iphone e notebook na mala de mão), e documentos na mochila.

O Aeroporto de Toronto é bem grande mas, as informações são bem claras e existem “milhares” de painéis com os voos. Bem fácil e a comunicação, então, achar o portão do seu voo é bem tranquilo. Despachei as malas novamente, e me encaminhei ao portão. Foi só nesse meio tempo, que parei, fui ao banheiro, tomei um café e fui ligar para minha esposa. Bem… ai começa um dilema… Os telefones públicos da Dell aceitam moedas, cartões de crédito e débito e da Dell, eu liguei e esperei o visor mostrar quanto deveria “depositar” e veio a mensagem de que deveria ser $11! Poutz! Olha o Brasil me lesando até quando estou fora dele (hahahahah). Desisti e vi que o Aeroporto de Toronto tem wifi gratuíta… Então liguei meu notebook e liguei usando o skype e falei com minha esposa e a vi ainda.

Então o meu voo foi anunciado e eu me dirigi para o portão e peguei a segunda aeronave. Um avião com hélices… pensei que isso nem existia mais. Diferentemente do primeiro voo esse estava bem vazio. Cheguei exatamente em Ville de Québec as 10:30hs da manhã, no dia 03-03-2013. Mesmo sendo os últimos dias do inverno, a cidade estava sim, coberta de neve e um frio fora dos padrões tropicais.

Dica 3: Na troca de roupa que coloquei na mala, coloquei uma roupa de esquiador na mala,e sabiamente, a vesti por baixo das minhas roupas normais no aeroporto de Toronto. Trata-se de uma camisa especial que coloca-se por baixo da roupa assim como uma calça de lã fina que fica por baixo da calça convencional e ainda mais um detalhe, eu fui com aqueles agasalhos da Reebok de esportistas. Essas roupas, você consegue por um preço justo e acessível nas lojas da Decathlon. Existe uma sessão de esqui que tem tudo isso… Ah! e sugiro comprarem uma meia para esqui também por que o frio no pé é anormal.

Pois é, cheguei aqui e um rosto familiar (da internet) estava me aguardando no aeroporto, o Alexei Aguiar do blog Rapadura Please, me esperando no Aeroporto. Além de ser uma ótima pessoa, de coração extremamente grande, isso foi fundamental para a minha chegada pois, ele disse que “não exista nada pior que chegar numa cidade nova, sem ninguém, e ter a sensação de um cão que caiu da mudança”. Esse feito aconteceu por que minha esposa comunicou-se com ele nas vésperas da viagem e ele foi me ajudar. Ele já havia estudado o caminho para a nova residência. Muito cortez, educado e “boa praça” ele veio o caminho me dando muitas dicas. Faço uma agradecimento aqui, em público, à você Alexei! Você e sua família merecem o melhor que a vida e Deus podem dar a um ser humano. O seu blog foi o primeiro que vimos quando decidimos imigrar e foi de grande valia! Pessoas como você fazem o mundo melhor! Agradeço muito a você por tudo! Deus abençoe sua família.

Esse foi o relato do meu landing. Espero que todos que estão vindo para cá, tenham um landing como o meu, foi tudo muito tranquilo e sem stress.

Até logo.

2 comments:

  1. Nossa, gosto muito de ler sobre o landing ate para me preparar para o meu quando o tempo chegar.. de qualquer forma estarei indo de onibus saindo de Boston, espero que não demore muito rsrs. Parabens por essa nova etapa

    ReplyDelete
  2. Adoro ler essas postagens de chegada. Boa sorte por aí e saúde pra sua esposa. Abraços

    ReplyDelete