Friday, March 22, 2013

Novos documentos e facilidades para o dia-a-dia.

Amigos,

Assim que chegamos no Canadá, no meu caso, Québec, é necessário tirarmos alguns documentos essenciais devem ser tirados o quanto antes.

São eles: NAS – Numero d’Assurance Sociale (equivale ao CPF), e o Assurance Maladie, que a saúde aqui, é praticamente toda pública então é necessário que seja feito o quanto antes.

Sobre o Assurance Maladie, ele leva em média 90 dias para receber, então é necessário fazer um seguro de saúde no Brasil para atender esse tempo da espera pois, se acontecer alguma coisa nesse período, você não é atendido nos hospitais e no caso de emergências, os preços são, como diríamos, orbitais.

Mas, antes disso, acho fundamental, tirar o cartão OPUS para o ônibus pois, a passagem aqui custa $ 3 avulsa,e como o deslocamento vai ser grande nos primeiros dias, sairia muito caro pagar avulso. e praticamente todo mundo tem esse cartão aqui.

O Alexei Aguiar me falou que em algumas lojas da rede Brunett é possível fazer esse cartão.

Depois de descansar bem, fiquei praticamente dois dias sem dormir, e já com a bota nova Smile! Sai na terça, para comprar o cartão. E no Place Ste. Foy tem essa loja Brunett, que é uma farmácia com conveniência.

Com um francês muito tosco, perguntei para a senhora, e ela me disse, que naquela loja não vendia mas, no Metro, o mercado, tinha a venda.

Fui no Metro e fiz o cartão. Como cheguei no dia 3 e no dia 5 estava comprando o cartão, decidi comprar o cartão com carga mensal.

Então, o preço da carga mensal é de $ 79, e o preço do cartão (plástico) é de $ 6, dando um total de $ 85. Uma bela economia.

Tendo resolvido esse problema, comprei comida no mercado, e voltei para casa.

Deixei para tirar os documentos no dia seguinte.

Ninguém é de ferro.

1 comment:

  1. Como vai, Sandro? Sou apaixonado pelo Canadá, muito embora nunca tenha saído do Brasil. Gostaria de saber quais as maiores dificuldades que podemos encontrar ao chegar em um país completamente diferente do nosso, além da cultura e do idioma, é claro?
    Já tenho 42, e mesmo assim, fomento o sonho de poder um dia, ao menos, conhecer o Canadá.
    Alguma dica?
    Ficaria feliz se pudesse me responder.
    Felicidades!!!

    ReplyDelete