Friday, March 29, 2013

Direitos do Consumidor !?!

Senhores,

Passei a maior parte da minha vida, ouvido que o Brasil tinha a melhor código de defesa do consumidor do mundo.

Para quem não lembra, essa código é um conjunto de leis que protege o consumidor brasileiro de produtos e empresas que não respeitam os direitos básicos, como por exemplo, troca de produtos em caso de defeito em 7 dias, assistência técnica, etc. e não só isso, mas, também contra escolas, instituições, supermercados, etc.

Esse livrinho foi lançado no começo dos anos 90, pelo então presidente, Fernando Collor de Melo. Lindo não? Mas, esse é o grande problema do Brasil, ter tudo feito à base da canetada e, não ser da vontade do povo. Assim foi desde os primórdios da história, até a “independência” foi conquistada à base da canetada.

Lembro de brigas que chegavam a se tornar epopéias, foi pelo celular, para as empresas de telefonia, para a porcaria da NET (no qual eu ainda estou com o nome sujo no Serasa, por causa de incompetência deles). Ainda essa semana, meu irmão comentava o parto para trocar um liquidificador num grande magazine.

Aqui posso falar que, o direitos do consumidor é algo nato. Aqui, o consumidor está sempre certo, literalmente, e empresas arcam com esse “ônus”, por que, como a concorrência é acirrada, tratar de melhor maneira possível é a saída mas, antes de qualquer coisa, o povo briga por isso.

Na primeira semana que cheguei aqui, comprei um computador, e como não gostei do famigerado Windows 8, decidi, por conta própria, instalar o Windows 7. Resumindo, a HP amarra o hardware com o software de uma maneira, que fica praticamente impossível de se trocar o sistema.

Enfim, me vi no seguinte dilema, a máquina parada, sem sistema operacional e, de uns anos para cá, não existem mais aqueles discos de recover para restaurar o sistema. O que fazer então? Lembrei-me de ver um departamento dentro da Bestbuy (loja em que comprei o micro), chamado Geek Squad. Nesse departamento, existem técnicos que ajudam os usuários a instalar, configurar e resolver problemas com o computador e resolvi levar até lá para conseguir fazer um restore da minha máquina.

Cheguei lá, falei do problema, o técnico ligou o computador e fez um : “hmmmmm”, putz, pensei… Lá vem! Ele falou: Senhor, o erro é muito complicado… Vai tomar muito do seu tempo, o senhor pode me acompanhar? Eu acompanhei, ele me levou até um balcão e TROCOU a minha máquina. Na mesma hora, pegaram o meu ticket, trocaram e ainda agradeceram.

Enfim, voltei para casa com uma nova máquina, feliz e a Bestbuy acaba de ter mais um cliente fiel.

Mas, para isso acontecer, é necessário haver algumas regras básicas que não se determinam através da canetada. Precisa de empresas que estejam dispostas a suportar esse ônus e de consumuidores conscientes.

Resumindo, os consumidores tem de ter a consciência de não querer levar “vantagem em tudo”, e de empresas de não querer tratar consumidores como lixo.

É isso ai!

2 comments:

  1. Posso te contar dois casos que ouvi ha algum tempo?
    Quatro funcionarios de uma grande empresa brasileira (engenheiros) foram enviados aos EUA a trabalho, por tres semanas. No primeiro dia foram a Bestbuy, e compraram televisao, videogame, computador, dvd player, etc. Usaram tudo durante o tempo em que ficaram la, e na vespera de voltarem ao Brasil, devolveram tudo e receberam o reembolso integral.

    Um conhecido meu, que mora aqui no Canada, foi ajudar um amigo a reformar o apartamento mas nao tinha todas as ferramentas que precisava. Foi a Home Depot, comprou algumas maquinas, usou durante duas semanas, e quando nao tinham mais uso ele as devolveu.

    Eh essa a mentalidade que muitas pessoas tem, de levar vantagem em tudo. Isso nao tem lei que resolva, dentro ou fora do Brasil.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Laila, já ouvi várias histórias deste tipo. Simplesmente acho lamentável. Brigamos tanto no Brasil para ter o mínimo! Sempre termos de provar que as empresas estão erradas e não nós, consumidores.

      Acho que temos de fazer o melhor e sermos honestos. Vai da consciência de cada um.

      Depois esse tipo de pessoa reclama do Brasil. Tem que viver lá mesmo! Junto com o monte de corruptos que os governam. Lamento pelas pessoas honestas que estão lá sofrendo na mão dessa raça!

      Delete