Saturday, March 23, 2013

RAMQ - Régie de l'Assurance Maladie du Québec

Amigos,

Continuando minha peregrinação documental, agora fui fazer o Assurance Maladie.

Como disse anteriormente, esse documento é o documento da saúde aqui no Québec. Somente com ele é possível fazer as consultas e ser atendido nos hospitais.

Grossamente comparando, é como o cartão do SUS (não gosto nem de lembrar disso, já vi tantas pessoas se ferrando para conseguir atendimento no Brasil e outras conseguindo sem problemas, mostrando um sistema desigual que destrata a população).

Como no caso da Assurance Sociale, eu recebi uma ajuda com o endereço do local para tirar o documento.

O Endereço mais próximo é:

787 Boulevard Lebourgneuf, Québec, QC

Para chegar da onde moro é necessário pegar dois Metrobus. Linha 801 e 803. Agora fui mais calmo por que com os motoristas muito educados, eles me ajudaram.

Cheguei na repartição, limpíssima, tirei uma senha e passei por uma pre-analise. Ai comecei a ter o problema da língua como disse anteriormente, a Província do Québec, é francófona e os orgãos do governo falam somente em francês, e como estou na primeira semana ainda, entender o que o povo fala é ferro… Mas, acabei me entendendo.

Para dar entrada no Régie de l’Assurance Maladie é necessário levar, o NAS, o Bail, o passaporte com o visto e a Confirmação de Residência Permanente (lembra dela? Guarde como fosse sua vida) e o CSQ.

Levou uns 10 minutos para dar toda entrada, o atendimento é padrão… muito bom, educado e formal.

Para dar entrada é necessário ter $10.35 para pagar a foto digital que vai no documento.

Depois disso, voltei para casa!

Me perdi, mas, almocei num ótimo lugar e bem baratinho no shopping Laurier.

Obrigado.

1 comment:

  1. importante salientar, a carte soleil (apelido da carta da RAMQ) sera valida apos 3 meses da chegada do imigrante.
    :-)

    e ela no da direito automatico a nenhum médico de familia, isso é uma peregrinaçao que todos (quebecas e nao) passam .... O truque é tentar usar sempre a mesma clinique e a toda vez perguntar se um dos médicos aceitaria inclui-los como médico de familia ... nao é facil.
    SE tiver alguma condiçao cronica que exija atendimento médico, o segredo é ir no CLSC mais proximo e explicar a situaçao, irao *tentar* ajuda-lo pela classificaçao de prioridade

    ReplyDelete