Tuesday, July 27, 2010

Começou a corrida…

largada_corrida

Senhores,

Bem… consegui tirar todas as dúvidas a respeito da documentação do processo.

Comecei a coleta de todos os documentos e já preenchi os formulários. Pedi ajuda  para uma consultoria especializada por que me sinto mais seguro mas, preferi não colocar como nosso representantes legais.  Eles são nossos consultores para tirar dúvidas sobre o  processo e ajuda para não ter o mínimo de chances do processo retornar e termos imprevistos.

Minha opinião pessoal… o processo de migração do Quebec é mais fácil que tirar o visto de papeladaturista para os Estados Unidos. Ainda existe algumas pequenas dúvidas mas, as xerox já começaram a funcionar. Abri meu velho baú e encontrei minha carteira de trabalho com todas as informações da minha vida profissional.

Sobre a consultoria, existem várias no país…

Minha esposa acabou encontrando a MJ Consultoria que, nada mais é da sra. Maria João… todo mundo que já entrou em contato no consulado já falou com ela… Até o ano passado. Ela montou sua consultoria e está auxiliando o povo ir para o Quebec.

Ela conhece de trás pra frente a documentação para a entrada no Canadá.

Só para ter mais conhecimento, olha a introdução do site dela:

Criada pela ex-funcionária do Consulado Geral do Canadá Maria João Guimarães, que durante 15 anos trabalhou no setor de Vistos e Imigração. A MJ Consultoria tem o objetivo de prestar orientação para as pessoas que desejam imigrar para o Canadá.

A MJ Consultoria faz a análise de seu perfil e nossos advogados fazem uma checagem meticulosa, montanto o processo de nossos clientes. Isto previne qualquer ocorrência de erro e proporciona um correto enquadramento de cada caso. O processo é realizado por um sistema de pontuação no qual as qualificações dos candidatos determinam a possibilidade de aplicação.

A “MJ Consultoria” associada à “Melo Immigration & Paralegal Services” (firma especializada em imigração sediada no coração de Toronto - Canadá e servindo na área de Lei de Imigração há quase 20 anos), se prontifica a oferecer à nossos clientes uma avaliação profissional e detalhada das suas verdadeiras possibilidades de imigrar para o Canadá.

Acho que estamos em boas mãos… Em breve disponibilizarei os links no nosso blog.

Aí vamos nós…

Sandro Souza

Thursday, July 22, 2010

Nossa futura terra!!!

quebec-flag1

Senhores,

Sabemos que, quando vemos a palestra do Quebec, parace que a Terra Prometida está nos chamando. Principalmente para mim que já vivi um pouco fora do país.

Mas, é necessário ter os pés no chão. Todo lugar tem suas particularidades e se existem diferenças (para melhor) entre o Brasil, é necessário saber que choques culturais e diferenças que para muitas pessoas pode ser um grande obstáculo para tentar se aventurar para outro país.

Bem, eu me considero um cidadão do mundo… Graças ao meu trabalho, já viajei por culturas inusitadas como a Indiana por exemplo e também pelo que considero a melhor visão do capitalismo, os Estados Unidos, e também ilhas paradisíacas no Caribe. Pode estar certo que, me choquei um pouco com alguns costumes. E isso foi por que fiquei somente alguns dias ou semanas. Imagine morar todos os dias no mesmo lugar.

O Quebec é mais um lugar que ainda não conheci mas, pelo o que vi, acho que vai dar muito certo.

Para abrir um pouquinho o apetite de todos, encontrei essas imagens do forum internacional cultural que acontecerá lá em Quebec.

Assista e veja se vale a pena conhecer esse novo mundo.

Bem, a neve pode ser um impecilho mas, a cidade é realmente uma maravilha.

Espero colocar meus depoimentos de lá em breve.

Até logo.

Wednesday, July 21, 2010

Tudo tem um começo…

 Canada_flag

Senhores,

Quando começamos o processo aprendemos que as coisas não são tão fáceis assim, e hoje, a internet é o principal caminho para obter informações sobre o processo e principalmente para obter informações sobre os choques culturais.

Se você quer imigrar para o Canadá, hoje, com a Internet, é muito mais fácil e rápido do que alguns anos atrás. Antigamente, algo como 10 anos, era uma verdadeira batalha conseguir informações sobre vistos e sobre imigração para outros países. Era necessário passar tardes em consulados, ou contratando gente especializada para fazer este trabalho. O preço a ser pago ou era tempo ou muito dinheiro.

A facilidade da internet é muito boa… Através do site oficial do Consulado Canadense está em português e através dele, você pode fazer sua pré-avaliação para saber se você está apto para ir para lá.

Uma outra fonte grande de informações são os blogs de brasileiros que estão no Quebec. Estou começando a me interar com eles mas, o principal é o Rapadura Please do Alexei Aguiar. Primeiro que o Blog é uma fonte de informação cotidianas, e segundo, o Alexei é muito divertido, o bom humor dele é muito interessante. Além disso, tirei algumas dúvidas com ele e ele me respondeu prontamente e com muita gentileza.

O twitter também é uma ferramenta bem eficiente. Eu sigo o @BrazuCanada que  é uma espécie de compilação de histórias cotidianas de brasileiros que estão no Canadá…

Buscar vídeos na internet é uma coisa boa… da uma melhor visão do que o país e saber o que espera nessa nova terra.

Estou muito satisfeito e cada dia que passa, eu fico com mais vontade de ir. Claro que, cada nova ferramenta que encontrar, vou publicar aqui, com certeza!

Até logo.

Monday, July 19, 2010

École Quebec (finalmente a encontramos).

Old-Port-of-Montreal,-Quebec,-Canada

Senhores,

Como havíamos escrito anteriormente, mudamos de escola por não conseguir acompanhar o ritmo e acharmos que não ficamos e nem aprendemos o básico da escola.

Bem… mas, isso são águas passadas, assistimos o documentário: “O último que sair fecha a porta” e vimos muitas informações sobre pessoas que dão andamento no processo de imigração ao Quebec, e como estávamos procurando uma nova eslogo_sp1cola para estudarmos, o documentário veio bem a calhar…

Ficamos curiosos para conhecer a escola e realmente tivemos a constatação que queríamos. Professores todos de Quebec. E isso faz uma grande diferença… Por que realmente o sotaque de Quebec é diferente do sotaque francês.

A Val (minha esposa) entrou em contato com eles e achamos a proposta bem razoável e resolvemos recomeçar. Acho que foi a melhor coisa que poderíamos fazer.

E realmente foi… pessoas simpáticas dispostas a ajudar. Amáveis. Na nossa classe tem um casal mais jovem que a gente e mais um rapaz. O ensino realmente é personalizado, as atividades são bem relaxantes e há uma grande interação da classe. Isso fica mais fácil para aprender e para escrever. Isso eu achei nota 10.

A Val também se empolgou. A nossa professora se chama Maudy e é novinha… mas, muito anteciosa e segundo a Val : “meiga”!

Lógico que queríamos a Catherine que é a professora  que aparece no documentário (rs) mas, vimos que o profissionalismo e a integridade do pessoal é nota 10.

Outra coisa importante… O material deles mescla um livro conhecido mas, eles têm mesclado o restante. Fazendo com que seja o melhor dos mundos para quem aprende.

Maiores informações você pode encontrar no site da École Quebec.

Já iniciamos o curso e fizemos nossa primeira aula.

Sunday, July 18, 2010

Depois de 12 anos, Canudo na mão!!!

diploma

Senhores,

Depois de 12 anos que me formei, e no corre-corre da minha vida,  com viagens internacionais do trabalho,  resolvi correr atrás do meu certificado, e por incrível que pareça, me senti mais feliz…

Claro que isso se deu por que realmente, eu estou com vontade e gana de ir para o Canadá. Mas, sinceramente fiquei emocionado.

Olhar os papéis, me dá uma nostalgia e me lembra de toda a dificuldade de fazer aquele curso superior. Bem… e isso já me tornava pra lá de especial.

foto1 Primeiro por que sou o mais novo de uma família de 4 irmãos. E sou o único que me formei no curso superior. Não sei por que cargas d’águas meus irmãos não fizeram. Sendo que nossas oportunidades foram as mesmas.

Me sinto agora mais completo.

O segundo motivo é que, sou filho de retirantes, e sei de toda dificuldade de meus pais para conseguir dar uma vida digna para nós. Espero que meu pai veja com orgulho o que estou fazendo e que ele sinta que todo o esforço não foi em vão.  Minha mãe que falesceu em 1994, espero que esteja vendo e lendo isso…

Mas, deixando o momento de manteiga derretida de lado, isso é o passaporte definitivo para a nossa entrada no processo do Canadá. E tem que ser agora… eu estou com 36 anos e a Val, com 33. Esse é o momento, senão vamos ser considerados velhos para a Imigração.

Como tudo na minha vida, veio no momento certo…

Não teve Colação de Grau… e nem Baile… mas, está dando um gostinho especial para a minha vida.

Estou muito feliz.

Até logo.

Friday, July 16, 2010

O Último que sair, feche a porta!!!

ultimo

Senhores,

Bom dia…

Como havia prometido ontem,  hoje vou falar um pouquinho deste documentário.

A idéia é muqualidade_video_2ito boa, conta a saga de algumas pessoas bem comuns, trabalhadoras (como nós) que se aventuram a trocar o ‘conforto’ de seu país natal por uma terra completamente nova em que a vida começa do zero.

Entre os comentários, há depoimentos da Soraia que é a representante do consulado de Quebec em São Paulo (depois explico a diferença entre o Quebec e o Canadá).

Cada um tem sua história e seu motivo. Existe uma garota que tem uma vida bem humilde que está tentando fazer de tudo para ir, justamente para mudar de vida. O principal motivo é econômico. Existe também um grupo de amigos que, como nós está buscando a realização de um sonho assim como fazer um grande protesto contra o governo deixando de pagar impostos aqui, para pagar numa terra nova.

E também há um casal que tenta a migração devido a violência de São Paulo.

Bem, cada um tem a sua história seja realização de sonho, ou protesto, cada um tem um motivo pra explicar o motivo para deixar o “Gigante pela própria Natureza”.

Isso é muito importante frizar, cada um tem um motivo bem forte para sair do Brasil. Seja sonho ou não, cada motivo deve ser respeitado e apoiado por que não é fácil.

Acho que o documentário é um bom pontapé inicial para o processo de imigração. Para se ter certeza que sim ou que não. Mas, isso eu vou dissertar com mais calma.

Abaixo tem um trailer do documentário:

Realmente é muito interessante pois conta histórias de pessoas de bem, que estão em busca de seus sonhos.

Além disso, foi através deste documentário que procuramos trocar de escola para fazer as nossas aulas de francês.

Para quem quiser e tiver um cliente de BitTorrent, pode baixar o documentário com qualidade de DVD clicando aqui. Juro que tentei comprar o DVD mas, não encontrei em lugar algum.

Vale a pena…

Até logo.

Thursday, July 15, 2010

Aprendendo francês…

Ecole_-_Salle_de_Classe_2

Senhores,

Como no início de nossas publicações, a primeira coisa que fizemos foi tentar dominar a língua francesa. Coisa nada fácil para nós, que ainda tínhamos pouco tempo e muito a aprender.

A primeira opção que tentamos foi um professor particular de francês. estudando

O motivo foi simples: A Val(minha esposa) e eu morávamos perto do trabalho. Então, ao invés de nos deslocarmos para uma escola, geralmente próximo ao centro ou a Avenida Paulista, Achamos melhor a escola vir até nós.

Bem… vou ser bem sincero…

Por mais cômodo que fosse, nossa casa não tem a mesma estrutura que uma escola e acho muito interessante trocar experiências com pessoas com o mesmo objetivo que o nosso.

Então aprendemos o basicão de francês, ganhamos um amigo professor mas, o resultado não foi satisfatório. Então pensamos em ir no mais óbvio. Procuramos em blogs e principalmente no documentário : “O útimo que sair fecha a porta.” E escolhemos a escola que aparece no documentário.

Estamos bem mais tranquilos. Mas, isso será um outro post. Assim como falarei mais detalhadamente do documentário.

Até logo.

Depois de um longo período… estamos de volta.

Chateaufrontenac-quebec-canada-rs

Senhores,

Sei que fiquei um tanto quanto relapso sobre as nossas novas empreitadas mas, prometo que, de agora em diante os posts colocados serão quase que diários.

Tivemos alguns contratempos que vou explicar em cada post.

Mas, nosso sonho continua vivo e forte. E mais do que nunca, vamos encarar de frente nosso sonho.

Por enquanto é só…

Nos próximos posts vamos relatar o que aconteceu nesse periodo de entre-safra.

Abraço a todos.

Sandro Souza