Monday, January 3, 2011

Janeiro já começa a mil.

Canada_flag

Senhores,

Estamos exatamente no dia 03 de janeiro e já estamos correndo como loucos para entregarmos a papelada da terceira e última etapa do processo: a etapa federal do processo.

Não sei se é correto mas,dividi o processo de migração em três:

1) Envio e aprovação de documentação.

2) Entrevista no Consulado.

3) Etapa federal no Processo.

Então estamos entrando com a etapa federal. A grande diferença é que agora estamos bem mais tranquilos. Como moro em SP e próximo a Berrini, preferi, para não dar zica, entregar pessoalmente os documentos no consulado.

papelada1

Papelada

Entramos em contato novamente com nossa consultora Maria João com algumas dúvidas a respeito do preenchimento dos formulários. Como sempre, fomos atenciosamente atendidos por ela.

O mais difícil são os atestados de antecedentes criminais… No meu caso, como tinha muitas pessoas homônimas, tive de revisitar a central da Polícia Federal na Lapa. E a entrega do papel leva 15 dias corridos. Consegui obter a certidão somente no dia 23 de dezembro. Aí já era…

Confesso uma coisa… passamos o Natal muito mais a vontade e tranquilos. Esperamos passar o ano e vamos dar entrada na data do meu aniversário (só para constar 11/01/11 – Lembra do no. 11?)

Só tem duas coisinhas chatas ainda para fazer… conseguir as fotos naquele formato estranho (3,5cm por 4,5cm) e pagar as altas taxas.

3x4

Fotos

Ao checar a papelada do consulado, vi um link para especificações no qual informava que a foto deveria ser de 3,5cm por 4,5cm. E toda uma descrição de como seria feita a centralização do rosto da pessoa…

Começou assim mais uma batalha. Não é todo lugar que se faz deste jeito.

Encontramos um fotógrafo no shopping Eldorado e provavelmente, até o final da semana tiraremos as fotos lá.

taxas

Pagamentos de taxas

Todo mundo fala que o sonho tem um preço… e tem mesmo…

Para quem achava que a etapa do processo do Quebec era caro, a etapa federal é muito mais. Até o final, deveremos tirar algo em torno de R$ 4000 para concluir o processo.

Seria tranquilo se fosse em outra época mas, nesta, estamos muito complicados mas, vamos que vamos. Se este é o preço, vamos pagar!

Logo traremos mais novidades.

Até logo.

Sandro e Valéria.

2 comments:

  1. Olá,
    Só um comentário sobre as etapas do processo. O item 2 não é entrevista no consulado (governo do Canadá), é no bureau de imigração do Québec. O bureau não pode ser chamado de consulado do Québec ...

    ReplyDelete
  2. É... Realmente esta errado... muito obrigado pelo aviso e por postar o comentário no blog, corrigirei em breve.

    ReplyDelete